quinta-feira, 24 de junho de 2010

A COPA que vejo.


Será que ESTOU errado? Será que o brasileiro que está certo em parar tudo e todo o Brasil na Copa do Mundo em dia de jogo do Brasil? E aonde estão as famílias desabrigadas com a chuva que levou tudo o que tinham no começo do ano no morro do Bumba, cadê a fome do povo que não tem um grão de arroz para saciar sua fome, cadê o pai de família desempregado e precisa sustentar sua família, como podem se esquecer de tanta coisa importante que a um tempo atrás estavam xingando o Prefeito por permitir que família morassem naquele local onde abrigava um lixão. Achei engraçado ao ouvir que uma menina no Metro falando no celular ser informada que todas as recepcionistas que abandonaram o local de trabalho seriam demitidas, aí sim! Ela iria lembrar do pai de família desempregado, onde estão com a cabeça será que isso é ser patriota? Perder seu emprego enquanto os jogadores recebem fortunas, comem do bom e do melhor, deitam e conseguem dormir e você ao deitar para dormir pensa em todas as suas contas, na saúde do seu filho, lembra-se também do transporte lotado, do transito parado, e não importa a hora que você saia pegara transito e condução lotada.

Transito uma coisa incrível, como pode três horas antes do jogo a cidade parar e no apito do juiz começou o jogo a cidade limpa, sem transito, poluição, algumas pessoas ainda no ponto! coitadas a empresa fechou e elas ainda terão que pagar horas e não assistiu a nem um gol, ouviram os rojões anunciando que foi mais um gol da seleção, mas cadê? Nem o ônibus passa para pelo menos eles chegarem a casa e compensar a saída mais cedo do emprego, me sinto orgulhoso em não dar atenção a eles e não perder meu tempo assistindo e dando ibope para as emissoras de televisão que só tem a ganhar com isso, que afinal o que seria da TV senão fossem os acontecimentos? Essa semana Alagoas e Pernambuco com mais uma dessas enchentes que vem, levam e acabam com tudo o que já não se tem, e uma chamada no jornal rápida sem muito comentário e volta para o tema principal, COPA DO MUNDO, vergonha nacional.

Nesses dias eu me sinto um peixe fora d’água.

Um comentário:

  1. léo, eu adoro a bagunça da copa, apesar de concordar com você. As pessoas têm uma visão muito romântica da coisa, que se curta os jogos tudo bem, mas sem ser crítico nunca, né! fico pensando: e os africanos nisso tudo? o que ganham os sulafricanos que vivem abaixo da média da pobreza!? o mundo olha para seu país e aplaude os lindos estádios. Quantos milhões foram gastos para fazer essa copa que só serve para a Nike,a Sony e outras marcas globais se autopromoverem as custas dos que morrem de fome!

    Bem, me contradizo a todo o tempo, eu adoro não ter que trabalhar em dia de copa, adoro me reunir com os amigos, beber , torcer, rs, adoro a copa! mas que fazer? não tenho princípios! hahha

    ResponderExcluir